Skip to main content

Na indústria de alimentos e bebidas não alcoólicas, especificamente, a redução do uso de água tem recebido especial atenção nas políticas de sustentabilidade. Além da redução do uso de água em suas unidades, as indústrias de alimentos e bebidas não alcoólicas têm realizado esforços para estimular a redução nas cadeias produtivas e nas regiões onde atuam, por exemplo, na preservação de mananciais.

Estudo do Credit Suisse (KLERK; ISAAC, 2020), sobre os 20 países mais populosos, indica o Brasil, em 2050, como uma das quatro nações com classificação do estresse hídrico considerada em nível “baixo”, juntamente com Indonésia, Rússia e Uganda. Em 2050, com população prevista de 229 milhões de habitantes, o Brasil deverá possuir, entre os 20 países estudados, a maior quantidade de recursos hídricos renováveis (5.912.902 milhões de m³), a segunda maior quantidade per capita (25.823 m³) e a menor quantidade (1,2%) de água doce extraída em relação ao volume total de recursos hídricos renováveis.

Apesar de o Brasil parecer ter uma posição privilegiada em relação ao resto do mundo, este é um problema grave que tem gerado políticas públicas e iniciativas dos setores produtivos e da sociedade para reduzir perdas e ser mais eficiente no uso da água, de modo a garantir o abastecimento desse recurso essencial para a saúde e a qualidade de vida das gerações futuras. No setor de alimentos e bebidas, esse é um tema de grande relevância, considerando que, em determinados segmentos de negócio, ocorre o uso intensivo de água.

Leia mais

Conheça as principais iniciativas* dos últimos anos, acessando os logos a seguir:

Alibra
Barilla
Brf
Cargill
Coca-Cola
Dori
DSM
Ferrero
General Mills
Givaudan
Hershey´s
IFF
Ingredion
Kelloggs
Kraft Heinz
Marilan
M. Dias Branco
Marfrig
Mars
Minerva Foods
Mondelez
Nestlé
Pepsico
Poty
Predilecta
Seara
Selmi
Sensient
Synergy
Unilever

*são relacionadas apenas ações identificadas em websites, relatórios e informativos das empresas pesquisadas

Conheça detalhes de algumas das ações de destaque:

Consulte informações relacionadas ao tópico ÁGUA: