Skip to main content

Na indústria de alimentos, a aplicação integrada das ferramentas preventivas como as Boas Práticas de Fabricação (BPF) e os Procedimentos Operacionais Padrão de Higienização (POP) são pré-requisitos para a implementação do sistema Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC, em inglês HACCP). Este conjunto tem o intuito de garantir a segurança dos produtos.

O controle de riscos significa a prevenção, eliminação ou redução dos perigos a níveis aceitáveis, ou o impedimento que eles ultrapassarem estes níveis, e/ou a minimização dos riscos. A utilização dessas ferramentas de controle traz objetividade para os sistemas, permitindo monitorar com rigor pontos críticos dos processos, ou seja, aqueles que se apresentam como maior risco, priorizando uma abordagem preventiva em vez de reativa e reduzindo os custos operacionais.

Além das práticas obrigatórias de segurança e qualidade, muitas indústrias têm obtido a certificação pela norma ISO 22000, que além de reforçar a produção de alimentos seguros, facilita a exportação de seus produtos.

Leia mais

Conheça as principais iniciativas* dos últimos anos, acessando os logos a seguir:

Alibra
Barilla
Brf
Cargill
Coca-Cola
Dori
DSM
Duas Rodas
Ferrero
General Mills
Givaudan
Hershey´s
Ingredion
Kraft Heinz
Kelloggs
Marilan
M. Dias Branco
Marfrig
Minerva Foods
Nestlé
Pepsico
Poty
Predilecta
Seara
Selmi
Sensient
Synergy
Tetrapak

*são relacionadas apenas ações identificadas em websites, relatórios e informativos das empresas pesquisadas

Conheça detalhes de algumas das ações de destaque:

Consulte publicações relacionadas ao tópico FOOD SAFETY: