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As iniciativas das empresas para conferir maior transparência na comunicação, demonstram a evolução nos esforços para o atendimento das demandas da sociedade por mais conhecimento sobre a composição dos alimentos industrializados, sua forma de produção e o comportamento ético dos fabricantes, entre outras informações que passaram a ser relevantes no processo de escolha dos produtos a serem consumidos. Por meio de relatórios públicos, elas têm prestado contas à sociedade também sobre seus avanços em responsabilidade social, ética e sustentabilidade.

Em 2010, o estudo Brasil Food Trends 2020 (BRASIL…, 2010) ressaltou a tendência de as empresas de alimentos terem maior transparência e relacionamento mais estreito com os consumidores, aprimorando seus meios de informação e comunicação. Além dos meios que têm sido utilizados, de forma voluntária, para fornecer informações detalhadas sobre os ingredientes e os processos produtivos utilizados, os sistemas regulatórios avançam no aperfeiçoamento das normas para padronizar determinados tipos de informação ao consumidor, como é o caso da colaboração com a ANVISA para introduzir o sistema de rotulagem nutricional frontal nos produtos.

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Conheça as principais iniciativas* dos últimos anos, acessando os logos a seguir:

Alibra
Barilla
Barry Callebaut
Brf
Cargill
Coca-Cola
Dori
DSM
Ferrero
General Mills
Givaudan
Hershey´s
IFF
Kelloggs
Kraft Heinz
Marilan
M. Dias Branco
Marfrig
Mars
Minerva Foods
Nestlé
Poty
Predilecta
Seara
Selmi
Synergy
Unilever

*são relacionadas apenas ações identificadas em websites, relatórios e informativos das empresas pesquisadas

Conheça detalhes de algumas das ações de destaque:

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